Marcus é especialista em licitações e contratos administrativos, com anos de consultoria jurídica na área de Direito público, especialmente no compliance com legislação federal, estadual e municipal.

É um expert em processo civil, tendo experiência em disputas judiciais de elevado valor estratégico em e recursos aos tribunais estaduais e regionais. Além disso, é entusiasta de inovações tecnológicas e startups, e estudioso de seus regramentos jurídicos.

Especialista em Business Law
Desenvolvimento de Startups
Desenvolvimento de Pequenos e Médios Negócios
Gestão de Contratos Administrativos

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Marcus é Mestre em Direito Público e Especialista em Direito Tributário pela UFBa, mesma instituição em que atualmente está escrevendo a sua tese de doutorado, na linha de pesquisa Teoria do Processo e Tutela dos Direitos.

É professor-assistente da Faculdade Baiana de Direito, onde ensina as disciplinas Direito Administrativo e Ética Profissional. É também professor convidado de Pós-Graduações em Direito Processual Civil e em cursos promovidos pela Escola Superior da Advocacia (ESA-OAB).

Fala inglês fluentemente e já viveu em Aachen, na Alemanha, onde participou da Escola de Verão em Língua Alemã em 2011 (Aachener Sprachsommer na Fachhochschule Aachen).

Marcus é, ainda, um verdadeiro entusiasta da educação online; já concluiu diversos cursos oferecidos por universidades de prestígio, como University of London e Harvard University. Atualmente está acompanhando o curso Beyond Silicon Valley: Growing Entrepreneurship in Transitioning Economies, da Case Western University (EUA).

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Antes de fundar o Susart & Seixas, Marcus atuou como advogado no Lapa & Góes e Góes Advogados e Consultores, trabalhando com demandas judiciais relevantes das principais empresas do portfólio de clientes. Posteriormente, assumiu a função de Assessor Jurídico da Reitoria da UFBa, obtendo sólida experiência com contratações públicas e consultoria jurídica, lidando com assuntos administrativos, ambientais, trabalhistas e fiscais perante órgãos reguladores, tributários e de controle, como TCU, CGU, AGU, RFB, SEFAZ-Bahia, SEFAZ-Salvador, MPT, MPF, DPF-MJ e IBAMA.

Educação

  • Doutorando em Direito Público (Direito Processual Civil, UFBa)
  • Mestre em Direito Público (Direito Processual Civil, UFBa)
  • Pós-graduado em Direito Tributário, UFBa
  • Bacharel em Direito, UFBa

Destaques

  • Professor-assistente na Faculdade Baiana de Direito.
  • Membro da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE/BA)
  • Membro do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD)
  • Membro da Associação Norte-Nordeste de Professores de Processo (ANEP)

Marcus se destaca pela sua capacidade analítica e pela sua experiência em consultoria e litigância estratégica.