LEONARDO SUSART

Leonardo é expert na solução de problemas de empresas de todos os portes, sobretudo em aspectos relacionados ao Direito Civil. Sua experiência com consultoria jurídica, negociação e elaboração de contratos ajuda a prevenir litígios, proteger os negócios de seus clientes e criar mecanismos jurídicos para expandi-los da forma mais segura.

É especialista na proteção contratual e societária, bem como nas múltiplas facetas da responsabilidade civil, possuindo, portanto, competências complementares que lhe habilitam a defender os interesses de empresas de forma multidisciplinar e integrada.

É, ainda, mentor das startups incubadas na ACELERA CIMATEC, na área de Direito com foco em desenvolvimento de startups, e professor do MBA em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica organizado pelo SENAI – BAHIA.

HISTÓRICO PROFISSIONAL

Leonardo tem experiência na prestação de serviços em favor de startups e pequenos e médios negócios, tendo elaborado pareceres complexos e estratégias judiciais bem-sucedidas, além de ter redigido e revisado contratos de porte significativo que afetaram significativamente o cotidiano das empresas para as quais trabalhou, o que lhe conferiu reconhecimento pela sua excelência profissional.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Leonardo leciona na UNIFACS e na RUY BARBOSA disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho. É mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Universidade de Coimbra, onde pesquisou os mais novos instrumentos desenvolvidos na Europa para solução de litígios com celeridade e justiça para os envolvidos.

Leonardo se comunica em língua inglesa e aproveitou a sua experiência internacional em Coimbra para iniciar os seus estudos no idioma alemão. Lá, também cursou a pós-graduação em Direitos Humanos do Ius Gentium Conimbrigae, que lhe conferiu conhecimentos técnicos pouco difundidos no Brasil.

Associou-se, ainda, à Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra, instituição que representou em inúmeras competições nacionais em Portugal, destacando-se a participação nas finais do II Open de Coimbra e do II Open de Belém, além da presença em quatro oportunidades no ranking dos melhores oradores de um torneio.

Educação

  • Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais, Universidade de Coimbra
  • Pós-graduado em Direitos Humanos, Universidade de Coimbra
  • Bacharel em Direito, UFBa

Destaques

  • Professor da UNIFACS e da RUY BARBOSA nas áreas de Direito Civil e Direito do Trabalho
  • Sócio extraordinário da Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra
  • Finalista de competições nacionais de Debate Competitivo
  • Membro da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia(AJE/BA)

Leonardo é reconhecido pela sua capacidade de argumentação e pela visão empreendedora que imprime à sua atividade na advocacia.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6829715653732923